top of page
Foto do escritorRedação

Ulokelu abre inscrições para oficina de Trilhas Sonoras

Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa, começa esse fim de semana com a primeira oficina e exibição de filmes aberta à comunidade

Desta vez o projeto se dará de forma presencial, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio. Foto: Divulgação



Nesta semana, nos dias 5 e 6 de agosto, acontece a primeira oficina da 2ª fase do projeto Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa. Quem conduzirá o encontro será o desenhista de som e compositor de trilhas sonoras para filmes, Luiz Lepchak, com o tema Trilha Sonora. Desta vez o projeto se dará de forma presencial, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio, em Uvaranas. As inscrições ainda estão abertas e os/as interessados/as em participar, devem acessar o site ulokelucinema.com.br, para se inscrever.


Durante esta oficina, os/as participantes utilizarão gravadores portáteis para aprenderem a prestar atenção à realidade e de que maneira o som ao nosso redor pode nos contar uma história, independente do que se vê. Junto com a prática, Lepchak aplicará conhecimentos teóricos sobre características fundamentais do som e técnicas sobre como funciona a gravação sonora para filmes.


O desenhista de som e compositor de trilhas sonoras pontua que os/as oficineiros/as ouvirão e assistirão “vários fragmentos de filmes em que o som se faz importante para a construção das histórias. Em seguida começaremos a praticar como podemos utilizar o som para contar histórias”.


Para finalizar a primeira oficina da 2ª fase do Ulokelu, no sábado (6), das 17h30 às 19h30, também acontece uma exibição de filmes aberta à comunidade, Lepchak escolheu filmes em que atuou principalmente como compositor da trilha sonora. Entre a seleção de filmes está o curta-metragem Lui, do diretor e idealizador das oficinas Cássio Kelm. Além de outros cineastas referência para a área do cinema no Brasil


As obras percorreram o mundo em festivais e agora estarão sendo exibidas em Ponta Grossa, de forma gratuita, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio, em Uvaranas. Ao final da sessão de filmes, os/as participantes poderão participar de um debate sobre as obras, com Lepchak.


As inscrições para todas as oficinas do Ulokelu, já estão abertas e os/as interessados/as podem participar em quantas tiver interesse:


Para mais informações sobre o projeto Ulokelu Oficinas de Cinema em Ponta Grossa, acesse ulokelucinema.com.br ou entre em contato com a equipe por meio do e-mail ulokelu.oficinadecinema@gmail.com.


O que é Ulokelu

O Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa é um projeto aprovado e incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), de formação em cinema. Suas oficinas visam ensinar as diversas linguagens cinematográficas para se contar histórias no audiovisual, a partir da vivência de cada pessoa e dessa forma incentivar a produção de filmes em Ponta Grossa, assim como promover o setor cultural da cidade.


Nesta 2ª fase a identidade visual do projeto se inspira na cineasta cubana Sara Gómez, que eternizou histórias no cinema levando às telas a comunidade afro-cubana, feminina e marginalizada. Seu trabalho destacou as desigualdades de classe, bem como a discriminação racial e de gênero, por meio das histórias sobre a vida cotidiana na ilha.


Dessa forma, pretende-se incentivar a criação de novas histórias que recontam o passado, afinal, sempre é possível redescobrir ou reconstruir o que já passou, imaginar o futuro, projetar imagens, sons e sensações que nos habitarão amanhã.




Veja mais sobre o Ulokelu no site oficial e nas redes sociais: Facebook e Instagram.


Comentarios


bottom of page