Projeto utiliza terra coletada em bairros de Ponta Grossa para criar tintas usadas em murais artísticos
O Sesc Estação Saudade recebe a partir das 16h deste sábado, 15 de outubro, a exposição ‘Tons pela cidade’. São 16 painéis que mostram os processos e resultados do projeto Tom da Terra, que realizou oficinas e pintura de murais utilizando tintas ecológicas criadas com diferentes colorações de terra. A ação conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) e patrocínio da empresa Belgotex do Brasil.
A exposição tem curadoria de Rafa Prestes a partir das criações artísticas da arte-educadora Bia Góes e das mediações educativas de João Agner. Unindo ciência, arte e sustentabilidade, o projeto Tom da Terra fabrica artesanalmente tintas com diversas tonalidades de terra coletadas em diferentes bairros de Ponta Grossa, possibilitando pigmentos únicos e que podem ser aplicados em suportes que variam do papel à parede.
Na mostra, o público vai poder ver o antes e o depois de muros de seis casas da Vila Nova e do Quero-Quero, além de murais no Instituto de Educação e na Escola Municipal Maria Elvira Justus Schmidt (Guaragi). Ao longo dos últimos oito meses, o projeto teve ainda o apoio do CRAS Vila XV, Rotary Club Ponta Grossa Campos Gerais, Estratégia Projetos Criativos, Fecomércio Sesc – unidade Estação Saudade e Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Também atuaram o pintor Jean Ferreira e a voluntária Maria de Lourdes de Góes.
“Não há como você não se envolver com o projeto. Todos que tiveram oportunidade de participar até aqui, seja aprendendo a técnica, seja apoiando com espaço, seja colocando a mão na terra mesmo, saiu transformado. Nossa visão do fazer artístico muda quando percebemos que existem outros caminhos para criar obras que não os meios tradicionais – e, ainda, que são mais sustentáveis", conta a curadora Rafa Prestes.
A exposição fica aberta ao público até o dia 12 de novembro, na plataforma do Sesc Estação Saudade. O espaço abre de terça a sexta das 9h às 21h, e sábados e domingos das 9h às 18h. É possível acompanhar as produções do projeto Tom da Terra pelo Instagram e Facebook @tomdaterra.parana.
Da Assessoria
Comments