Grupo especializado na técnica de teatro de sombras se apresentada para crianças e adolescentes
Por meio da magia do teatro de sombras diversas histórias da trajetória de Santos Dumont são contadas através de um amigo mecânico da época, levando o público à Paris de 1900 em um palco cheio de imagens e sons. É o espetáculo “Alberto, o menino que queria voar...”, realizado pela Companhia Karagozwk, que terá duas apresentações no Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez, em Ponta Grossa, na próxima quinta-feira (11).
O espetáculo, que é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Copel, Caminhos do Paraná e Servopa, conta com a coordenação da ABC Projetos Culturais e será levado a 10 municípios paranaenses, em 24 apresentações. A apresentação é acompanhada da tradução em libras através de telão disponibilizado no palco. A medida garante acessibilidade às pessoas com dificuldade auditiva.
Santos Dumont, engenheiro brasileiro, é considerado o pai da aviação. Seus insistentes estudos e testes o levaram a desenvolver o dirigível e a construir dois grandes aviões para a época: o 14-Bis e o Demoiselle. Munido de perseverança e dedicação, fez com que seus sonhos se tornassem realidade revolucionando a sociedade com suas invenções, que também chegaram a outras áreas. O tema do espetáculo é sua trajetória, tratando sobre suas aventuras e descobertas, enquanto busca realizar seus sonhos.
Após cada apresentação, o diretor e a equipe técnica conversam com o público sobre as técnicas e características do teatro de sombras. “Os seus efeitos especiais, imagens e cores envolvem o público por completo, do começo ao fim da apresentação”, ressalta o diretor da Cia. Karagozwk, Marcello Andrade dos Santos. O passo a passo da técnica envolvida é explicada, revelando que, por meio de estudo e dedicação, qualquer pessoa pode construir os próprios recursos e equipamentos. “Desta forma o trabalho age como facilitador no campo da arte e da comunicação no meio escolar”, afirma Marcello.
A Companhia Karagozwk é especialista na arte milenar deste tipo de teatro e atua há 35 anos na região sul do país. Desde 2009, é citada pelo Dicionário do Teatro Brasileiro - Editora Perspectiva página 306 – como referência no Brasil na prática desta arte.
Premiações
"Alberto, o menino que queria voar..." foi o espetáculo que representou o Brasil no Xº Taller Internacional de Titeres de Matanzas - CUBA 2012. Um ano antes, em 2011, já havia sido selecionado pelo Edital de Formas Animadas da Fundação Municipal de Cultura de Curitiba. Cumpriu uma temporada de junho a setembro de 2012 de 24 apresentações em Ruas da Cidadania, projeto da Fundação de Cultura de Curitiba.
Em 2014 integrou a programação oficial do 1º FIS - Festival Internaional de Teatro de Sombras, em Taubaté/SP. Integrou também a programação oficial do Festival Espetacular de Bonecos de Curitiba em 2015 e foi classificado em 2º lugar no Edital Prêmio Domingo tem Teatro da Secretaria de Estado de Cultura do Paraná, em 2018. O espetáculo já foi levado aos palcos de São Paulo e Rio de Janeiro e percorrerá municípios paranaenses até dezembro deste ano. Confira as apresentações agendadas:
Ponta Grossa
11/11, às 14h e 15h30: Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez
Fonte: Assessoria
Commentaires