Os escritores Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins encontram-se com Clubes de Leitura em três Unidades Sesc
Os escritores Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins, vencedores da edição 2022 do tradicional Prêmio Sesc de Literatura, participam do Circuito de Vencedores nas Unidades Culturais Sesc Paço da Liberdade, no dia 23 de agosto, no Sesc Estação Saudade, no dia 24, e no sábado, dia 26, no Sesc Cadeião Cultural, em Londrina – evento que marca as atividades de abertura das novas instalações da Biblioteca, no Museu do Café, anexo à Unidade de Serviços.
Na ocasião, os autores irão se encontrar com leitores e participantes dos Clubes de Leitura para conversar sobre suas premiadas publicações. A gaúcha Taiane Santi Martins é autora de “Mikaia”, vencedora na categoria Romance, obra que narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia - uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina - quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar.
Na coletânea de contos “Corpos benzidos em metal pesado”, o escritor paraense Pedro Autusto Baía apresenta um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil e aos corpos que lá residem. E que, neste processo de devastação, resiste uma voz, um grito, uma reza ancestral da natureza, um pedido de socorro transmutado neste livro.
O Circuito de Vencedores 2022 já esteve presente este ano nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Roraima, Goiás, Acre, Espirito Santo, Bahia, Alagoas e Tocantins, e segue até dezembro por mais 12 estados.
Sobre o Prêmio
Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.
Os vencedores da edição 2023, ano em que o Prêmio celebra 20 anos, já foram anunciados. A escritora pernambucana, radicada em São Paulo, Bethânia Pires Amaro, venceu a categoria Conto com a obra "O ninho". O paraense Airton Souza, autor de "Outro outono de carne estranha" venceu a categoria Romance.
Serviço
Circuito de Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022, com os autores Taiane Santi Martins e Pedro Augusto Baía.
23/08, quarta-feira - Sesc Paço da Liberdade (19h), Curitiba;
24/08, quinta-feira - Sesc Estação Saudade (19h), Ponta Grossa;
26/08, sábado - Sesc Cadeião Cultural (16h), Londrina.
Evento gratuito – não é necessário agendamento prévio.
Da Assessoria
Comments