top of page
Foto do escritorRedação

Psol quer criar Semana do Movimento Hip Hop em PG

Mandato Coletivo pretende incluir semana no calendário oficial da cidade, com realização entre os dias 9 e 15 de novembro

O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). Foto: Divulgação

O Mandato Coletivo do Psol protocolou na quarta-feira (31) o PL 163/2023, que quer incluir no calendário oficial de eventos de Ponta Grossa a Semana Municipal do Movimento Hip Hop, a ser comemorado entre 9 e 15 de novembro.


O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). De origem norte-americana, o Hip Hop feito no Brasil tornou-se totalmente distinto e independente, pois as questões sociais são diferentes.


O Hip Hop no Brasil despontou na periferia de São Paulo e desenvolveu-se ao longo dos anos 80, mas tornou-se popular somente na década de 90. Hoje o Movimento Hip Hop já é presença marcante nas periferias de: Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, entre outras capitais, e em Ponta Grossa o Hip Hop é umas das principais expressões culturais da periferia da cidade.

Segundo Ana Paula de Melo, integrante do Mandato Coletivo “o Movimento Hip Hop configura-se como um movimento social juvenil marcado pelo protesto e pela contestação e permite aos jovens desenvolver uma educação política e, conseqüentemente, o exercício do direito à cidadania".


O projeto segue agora para ser analisado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal antes de ser votado em plenário.


Da Assessoria


Comments


bottom of page