A peregrinação, que contará com trajeto de 3,5km, marca o ‘Dia do Monge João Maria’, comemorado no dia 27 de Março
Neste sábado (25) será realizada uma peregrinação de ‘João Maria, o Monge do Paraná’. A saída está marcada para as 6 horas, diante da Casa do Divino, no Centro, com destino ao Olho d’água de São João Maria, no Bairro Neves. A organização é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo.
A peregrinação, que contará com trajeto de 3,5km, marca o ‘Dia do Monge João Maria’, comemorado no dia 27 de Março, através da Lei Estadual 20.002, sancionada no ano passado. O destino será o Olho d’água localizado no bairro Neves, local de devoção dos fiéis.
A peregrinação do Monge João Maria é uma das histórias mais ricas e importantes da religiosidade paranaense. Sua presença é registrada em dezenas de municípios do Estado entre o final do século XIX e início do século XX, inclusive em Ponta Grossa, onde o recanto de São João Maria é um local de visitações e oferendas por graças alcançadas. O monge tinha como tradição acordar às 3h45 todos os dias e partir para sua peregrinação às 6 horas. Atualmente, diversas cidades do Estado já realizam ações, como peregrinações, novenas e debates sobre sua curiosa história.
“Muito além das questões da devoção, a história do Monge João Maria reúne diversos aspectos culturais, e neste ano, como parte da celebração dos 200 anos de Ponta Grossa, teremos a primeira ação dedicada a esse símbolo de cultura popular, oportunizando às pessoas da comunidade conhecer essa expressão”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal. Para o secretário municipal de Turismo, Paulo Stachowiak, o evento “é uma forma da Prefeitura manter, através das Secretarias, essa tradição sociocultural da crença popular. O Olho d’água de São João Maria é um local de muita visitação, muito importante para a cidade, e o turismo religioso pode se tornar ainda mais forte em Ponta Grossa”.
Inscrições estão abertas através deste LINK!
Da Assessoria
Comments