O museu realizará atividades presenciais e virtuais que serão disponibilizadas gratuitamente, entre os dias 17 e 21 de maio. Para visitar a instituição não será cobrado o ingresso
O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, organiza uma programação especial para a 20ª Semana Nacional de Museus. Este é um evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio com o tema O Poder dos Museus.
Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí, explica que a equipe pensou em ações presenciais e virtuais gratuitas, aproveita para descrever o calendário preparado para este período. “Buscamos trazer uma programação variada e híbrida. Iniciaremos no dia 16 com a Oficina de Preservação de Fotografias e Livros em Casa, ministrada pelo nosso corpo técnico de preservação, a atividade é gratuita e deve ser pré-agendada com inscrição. Lançaremos uma série de vídeos com temáticas sobre a história dos Países Baixos no período de seu apogeu entre os séculos XVI e XVII. Nossa programação ainda conta com a abertura da mostra de fotografias da visita do Príncipe Bernardo dos Países Baixos em Carambeí que será no dia 17 de maio. No dia 20 de maio lançaremos um episódio especial do nosso podcast Papo de Museus e discutiremos o tema O Poder dos Museus na perspectiva da História Pública, além da Feira do Pequeno Produtor e do Artesão que será realizada no dia 21 maio”. Entre os dias 17 e 21 de maio o público poderá visitar o museu gratuitamente.
Para finalizar o historiador fala que a temática escolhida para o evento museal 2022 foi oportuna para esse período de retomada de atividades nas instituições que foram um dos setores que mais sofreram com a pandemia do COVID-19. "O tema do evento é muito pertinente, principalmente depois do cenário pandêmico que tanto afetou o setor museal no Brasil e no mundo. Abordar o poder nos museus na contemporaneidade é essencial para compreender a atuação destas instituições no meio social para além da difusão cultural e histórica”.
Mais informações, agendamentos de grupos e inscrições para aOficina de Preservação de Fotografias e Livros em Casapelo telefone (42) 98433-4639.
Da Assessoria
Comments