Mais de 60 alunos estiveram engajados nas aulas da iniciativa
O projeto Música para Todos, do músico Ricardo Corrêa, encerrou o ano de 2023 com 235 aulas musicais realizadas em entidades de acolhimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As aulas de música tiveram como objetivo uma introdução à história musical e o ensino por meio de diferentes instrumentos. As atividades foram realizadas nos turnos da manhã e da tarde, às terças, quartas e quintas-feiras, pelos professores Ricardo Correa e Juliano Amaral.
Ricardo Corrêa destaca a trajetória do projeto até agora. “O Música para Todos já tem sete anos de atividades, percorrendo diversas instituições e levando a experiência da aprendizagem musical para um público que dificilmente teria acesso”, assinala. O projeto é realizado em parceria com a Vara da Infância e Juventude.
Uma das entidades que receberam a iniciativa foi a APAM, Associação de Promoção à Menina. A diretora Nair Lourdes Schoemberger aponta a importância das aulas levadas para adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Como as meninas são temporárias e estão de passagem na casa, nós vimos que seria importante que pudéssemos estar aproveitando desta arte tão importante na vida das pessoas e, principalmente, na vida do jovem e do adolescente”, aponta.
A diretora valoriza os efeitos das aulas de música para os participantes. “Notamos que os adolescentes ficam felizes e radiantes em participarem do projeto e terem essa oportunidade, o que valorizamos muito”, diz. Além da APAM, outras entidades a receberem as aulas de música foram a Francisclara - Resgate da Criança e da Família e o Instituto João XXIII.
Juliano Amaral, professor do projeto Música para Todos, opina sobre o andamento das aulas e a realização de apresentações musicais aberta ao público. “O projeto se desenvolveu bem, conseguimos atender vários jovens que aprenderam um pouco do universo musical e realizaram uma boa apresentação no Centro da Música recentemente”.
O professor é claro sobre suas expectativas para o Música para Todos no próximo ano. “A iniciativa fascina os jovens. Torço para que o projeto retorne em 2024 e que eles recebam esse estímulo para seguir na jornada musical”, afirma Juliano.
Alessandra Bucholdz, diretora da ABC Projetos Culturais, que realiza a produção executiva do projeto desde 2016, reafirma o papel social da iniciativa. “O projeto Música para Todos tem um alcance cultural e social bastante significativo na vida das crianças e adolescentes atendidos. Através da arte, esse público se sente acolhido, tocado e direcionado pelo poder transformador que emana da arte”, aponta.
O Música para Todos é um projeto aprovado pelo PROMIFIC - Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura. O projeto conta com o patrocínio da empresa Belgotex do Brasil, através da destinação de IPTU.
Fotos: Divulgação
Da Assessoria
Comments