top of page
Foto do escritorRedação

MON promove diversas atividades em exposição de arte africana

Programação acontece nos dias 14 e 21 de junho e faz parte do programa Arte para Maiores, destinado especialmente ao público com mais de 60 anos

MON promove visita mediada, oficina e videoconferência da exposição de arte africana. Foto: André Nacli

A edição de junho do programa Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá visita mediada, oficina artística e videoconferência sobre a exposição “África, expressões artísticas de um continente”.


A visita e a oficina serão no dia 14 de junho, das 14h às 17h, com a equipe do Educativo. As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais.

No dia 21 de junho, das 14h às 15h30, haverá uma videoconferência sobre a exposição com a professora doutora Ana Maria Rufino Gillies, que fará um diálogo com os participantes. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online AQUI.


Convidada

A professora Ana Maria Rufino Gillies é graduada em História pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), possui mestrado (2002) e doutorado (2010) em História, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora na rede estadual em Curitiba para o ensino fundamental, médio e EJA.


A partir de 2012, atuou como professora adjunta no curso de graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), câmpus de Irati, onde ministrou as disciplinas de História do Brasil Colonial, História e Memória, Cotidiano e Imaginário Medieval e História das Artes. Atua no programa de pós-graduação - mestrado em História da Unicentro, com a disciplina de Espaços de sociabilidades e orientação de mestrandos.


Em Cartaz

Apresentada na Sala 4 do MON, a exposição de longa duração “África, Expressões Artísticas de um Continente”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, é um recorte da grandiosa doação feita pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) ao MON.


Fazem parte da mostra: máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. As obras têm origem em países como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique.


Arte para Maiores

Em 2019, o programa Arte para Maiores conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2020, o programa tornou-se online, em decorrência das restrições impostas pela pandemia.


Em 2021, o Arte para Maiores retornou em sua versão presencial, seguindo o protocolo de segurança e atualmente mantém o formato híbrido, com ações virtuais e presenciais.


Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.


Serviço:

Visita mediada e oficina

Data: 14 de junho

Horário: das 14h às 17h

Videoconferência

Data: 21 de junho

Horário: das 14h às 15h30

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba – Paraná


Por AEN

Comments


bottom of page