A locomotiva, que tem mais de 80 anos de história em Ponta Grossa, representa a importância das ferrovias na cidade
A Maria Fumaça, primeira locomotiva tombada como patrimônio móvel de Ponta Grossa, será revitalizada e transferida para a antiga Estação Roxo de Rodrigues, conhecida como Estação Saudade. Após ser doada ao município pelo Governo Federal, a locomotiva será repassada à Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) para restauração. Atualmente, a Maria Fumaça está danificada, com peças quebradas, itens faltando e tinta descascada.
A Fecomércio deve receber a concessão da Maria Fumaça por 20 anos, com a possibilidade de renovação, assim como a concessão da Estação Saudade. O processo de doação está previsto para ser concluído até setembro. A Fecomércio será responsável pela restauração da locomotiva, transporte para a nova localização em frente à Estação Saudade e instalação de uma estrutura de proteção contra vandalismo e condições climáticas.
A locomotiva, que tem mais de 80 anos de história em Ponta Grossa, representa a importância das ferrovias na cidade. Embora a transferência para a Estação Saudade possa apresentar riscos, a historiadora Elizabeth Johansen acredita que é a melhor opção para preservar o bem histórico, que atualmente está em péssimas condições. A presença da Maria Fumaça em Ponta Grossa resultou em um grande crescimento populacional devido às conexões ferroviárias com várias regiões do Paraná e do sul do Brasil.
Комментарии