top of page

Filmes sobre o papado disparam em audiência após morte de Francisco; "Conclave" e "Dois Papas" lideram buscas

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura

Conclave -Filme | Foto: Divulgação
Conclave -Filme | Foto: Divulgação

O falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, ocorrido na última segunda-feira (21), provocou um salto significativo na audiência de obras audiovisuais relacionadas ao Vaticano. Um dos maiores destaques foi o longa Conclave, disponível no Prime Video, que registrou um crescimento expressivo de 283% em tempo de exibição, segundo levantamento da empresa de dados Luminate.


Até o dia 20 de abril, o título acumulava cerca de 1,8 milhão de minutos assistidos. Com a comoção gerada pela notícia da morte do Pontífice, esse número saltou para impressionantes 6,9 milhões de minutos em apenas um dia.


Outro filme que também atraiu a atenção do público foi Dois Papas, drama da Netflix que explora os bastidores da transição entre Bento XVI e Francisco. De domingo para segunda, a produção dirigida por Fernando Meirelles registrou aumento de 417% em sua audiência, totalizando mais de 1,5 milhão de minutos assistidos somente no dia 21.


A repercussão evidencia o interesse global pelo funcionamento da Igreja Católica em momentos de transição e revela a força simbólica da figura do Papa. Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo de Francisco, entrou para a história como o primeiro Papa latino-americano e um dos mais populares da era contemporânea. Ele assumiu o posto máximo da Igreja Católica em 13 de março de 2013, sucedendo Bento XVI, e ficou marcado por sua postura reformista e mensagens voltadas à paz e à justiça social.


Desde fevereiro, Francisco enfrentava um quadro de bronquite que se agravou nas semanas seguintes. Mesmo após receber alta, chegou a participar das celebrações de Páscoa, onde fez um apelo pelo fim dos conflitos em Gaza.


Com a morte de Francisco, as comparações com Conclave – filme centrado na sucessão papal – ganharam ainda mais força. A obra, que vinha sendo comentada desde o início do ano por sua semelhança com os eventos reais, voltou aos holofotes. Em janeiro, quando a saúde do Papa já preocupava, o elenco do longa manifestou publicamente seu apoio ao líder religioso.


Com informações: Omelete



コメント


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page