top of page
Foto do escritorRedação

Empresário de PG se reinventa como cartunista e cria personagens cativantes

Beto Okazaki redescobre seu talento para o desenho e conquista público com suas charges políticas e criação de personagens envolventes

Beto Okazaki encanta como cartunista e ilustrador. Foto: Divulgação

Após quase duas décadas como representante comercial no segmento de moda e vestuário, o empresário ponta-grossense Beto Okazaki voltou a investir em um talento cultivado desde a adolescência: o desenho. Recentemente, charges políticas produzidas pelo cartunista tiveram ampla repercussão em grupos de WhatsApp e em redes sociais, que ele também tem usado como meio de divulgação.


A aposta ganhou um empurrãozinho da irmã, a jornalista Érika Okazaki, correspondente do SBT News no Japão, erradicada em Nagoia, onde também fundou uma agência de comunicação, a Playground Media Solutions. Este ano, Okazaki iniciou a produção de ilustrações e HQs para a Jinko Empresas, uma empreiteira que trabalha com emigrantes brasileiros, descendentes de japoneses. “Eles têm um canal muito legal de comunicação e uma das estratégias é usar o humor para conversar com os brasileiros que estão lá, muitas vezes, sentindo-se deslocados da cultura e dos costumes”, comenta.


Nesse projeto, o artista criou enredos que narram as aventuras a bordo da StarJinko, que alude à empresa como se ela fosse uma base espacial que capta pessoas vagando pelo espaço e as auxilia a compreender a realidade em que ela está inserida, com a transmissão de novos valores.


João Tropeiro

Na iminência dos 200 anos de Ponta Grossa, Okazaki vai lançar a revista João Tropeiro, personagem que explora um contexto histórico relacionado ao tropeirismo e outras nuances que caracterizam, de forma simples e não rebuscada, o jeito de ser do ponta-grossense. “Queremos contextualizar um pouco da história, mas trabalharmos mais o humor e o comportamento de um homem simples. A ideia vai ser criar narrativas que expressem esse contexto histórico, um personagem que reflete a história da nossa cidade”, resume. Para viabilizar a impressão do projeto até setembro, aniversário da cidade, Okazaki busca patrocínio.


Para conhecer mais o trabalho do cartunista, acesse o seu portfólio no Behance ou siga-o nas redes sociais: Facebook e Instagram.


Comments


bottom of page