top of page
Foto do escritorRedação

Eleições para o Conselho Tutelar acontecem em 1º de outubro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente convida a população que está em dia com a Justiça Eleitoral para participar da escolha dos 15 novos membros do Conselho Tutelar de Ponta Grossa

A escolha por meio do voto popular é a última etapa do processo de seleção dos conselheiros tutelares, que passaram também por testes de conhecimento. Foto: Reprodução


Criança e do Adolescente convida a população que está em dia com a Justiça Eleitoral para participar da escolha dos 15 novos membros do Conselho Tutelar de Ponta Grossa. A eleição será realizada no dia primeiro de outubro, das 8h às 17h, no Campus Central da UEPG. A lista com a foto, nome e número dos candidatos pode ser acessada neste LINK.


“Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, os integrantes do Conselho Tutelar são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.”, explica o presidente da Comissão de Seleção, Marcelo Bleme.


No dia da votação é preciso apresentar o título de eleitor ou outro documento oficial com foto. A escolha por meio do voto popular é a última etapa do processo de seleção dos conselheiros tutelares, que passaram também por testes de conhecimento.


O mandato será exercido pelo prazo de quatro anos (2024-2027) e, embora não sejam funcionários públicos efetivos, a remuneração é equivalente ao nível 16 do quadro de servidores do município (R$ 3.152,40). A presidente do CMDCA, Mônica Monguel, considera fundamental a participação popular na escolha dos candidatos.


“O conselheiro tutelar tem a responsabilidade de atender crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes, aplicando as medidas de proteção. Portanto, o CMDCA busca, neste momento, mobilizar a sociedade ponta-grossense a participar do processo de escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares, fortalecendo assim, a rede de proteção e a efetivação da prioridade absoluta, destinada a toda criança e adolescente de Ponta Grossa”, destaca a presidente.

Foto: Divulgação

Da Assessoria

Comments


bottom of page