top of page

Cristina Donasolo transforma lembranças da infância em aventura literária no livro "Mistério no Paiol"

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 7 horas
  • 3 min de leitura

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal


A escritora Cristina Donasolo, conhecida por seu trabalho como contadora de histórias, lançou recentemente o livro infantil Mistério no Paiol, uma obra que nasceu da urgência e da inspiração repentina. Durante uma entrevista, ela compartilhou os bastidores do processo criativo, sua trajetória profissional e a importância da literatura infantil na formação dos pequenos leitores.


A ideia do livro surgiu de uma necessidade prática. Cristina e seu parceiro de narração, Alfredo Mourão, precisavam de uma história com o tema “galinha” para uma apresentação em Palmeira. “A história surgiu de uma necessidade. Sou contadora de histórias e junto com meu parceiro das contações, Alfredo Mourão, tínhamos um trabalho para apresentar na cidade de Palmeira. O enredo já estava pronto, porém faltava uma história sobre galinha”, relembra.


Sem encontrar algo adequado em seus livros ou na internet, Cristina decidiu criar. “Isso aconteceu numa tarde em que cheguei do trabalho, (era professora, hoje sou aposentada) e vi que teria que criar uma história. Resolvi dar uma descansada antes. Quando acordei e sentei para escrever, a história simplesmente fluiu. Em meia hora estava pronta. Depois, é claro, fui aprimorando, trazendo memórias afetivas da minha infância.”


A autora acredita que o valor da literatura infantil vai muito além do processo de alfabetização. Para ela, o encantamento com o livro deve vir em primeiro lugar. “Num primeiro momento a literatura deve ser prazerosa e não imposta. Ler por ler, ler para saborear o livro, sentir o cheiro e as texturas. Ler através das imagens para despertar a imaginação”, afirma Cristina. Ela ainda destaca que mesmo as leituras não textuais contribuem significativamente para o desenvolvimento das crianças. “Mesmo a leitura imagética proporciona um treinamento para o cérebro, para ativar memórias, para o desenvolvimento do senso crítico, despertando a criatividade e, com certeza, mais tarde irá facilitar a alfabetização e o aprendizado de novas informações.”


Com uma longa carreira na área da educação, Cristina construiu sua trajetória com base em projetos que envolvem arte, música e literatura. “Fui professora da educação básica e sempre trabalhei com projetos de arte, literatura e música. Durante um período trabalhei na Biblioteca Municipal Bruno Enei, onde passei a contar histórias. A partir daí não parei mais”, conta. A autora também lembra que algumas de suas histórias surgiram durante o período da pandemia, quando ministrava aulas pela TV Educativa.


Sobre Mistério no Paiol, ela comenta: “É uma história encantadora, pois traz memórias afetivas, como já mencionei. Muitas dessas memórias de infância não são vivenciadas pelas crianças atualmente que acreditam que o leite e os ovos vêm das caixinhas no mercado (risos).”


Ao falar sobre o que mais gosta em seu livro, Cristina revela que além da diversão, há um valor afetivo e educativo muito forte. Mistério no Paiol é uma história divertida, cheia de emoções. Além de tratar sobre questões de amizade e respeito ao próximo, traz aquele toque de mistério que crianças e adultos irão adorar desvendar.”


Cristina Donasolo é graduada em Letras e licenciada em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Também é especialista em Literatura Infantil e Contação de Histórias pela Fatum. Sua obra mais recente confirma sua vocação: unir arte, educação e emoção em histórias que atravessam gerações.


Para quem se interessar em adquirir o livro, ele encontra-se disponível para compra através do site: https://asesdaliteratura.com/nosso-catalogo/misterio-no-paiol/

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page