top of page

Artista palestina é morta em ataque israelense dias após ter filme selecionado para o Festival de Cannes

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 14 minutos
  • 2 min de leitura

Fatima Hassoune| Redes sociais
Fatima Hassoune| Redes sociais

A fotojornalista palestina Fatima Hassoune, reconhecida por seu trabalho contundente ao documentar a realidade dos civis em Gaza, foi morta por bombardeios do exército de Israel na última semana — apenas um dia após a confirmação de sua participação no Festival de Cannes 2025. Ela protagoniza o documentário Put Your Soul On Your Hand And Walk, dirigido pelo cineasta franco-iraniano Sepideh Farsi, que foi selecionado para uma das mostras paralelas do festival, marcado para ocorrer entre 14 e 23 de maio.


O filme retrata as trocas virtuais entre Farsi e Hassoune, iniciadas durante o processo de pesquisa para um projeto sobre os conflitos em Gaza. A jovem, que vinha ganhando visibilidade internacional por suas imagens cruas da ofensiva militar israelense, era o coração da produção."Ela era tão leve, tão talentosa. Quando você assistir ao filme, entenderá", lamentou Farsi em entrevista ao Deadline. O diretor ainda revelou os últimos momentos de contato com a artista: "Eu havia conversado com ela algumas horas antes para avisá-la que o filme estava em Cannes e para convidá-la. Ela disse: 'Eu vou, mas preciso voltar para Gaza. Não quero sair de Gaza'".Farsi detalhou os esforços para garantir sua ida ao festival: "Eu já estava em contato com a Embaixada da França. Tínhamos acabado de iniciar o processo. Eu estava preocupada em como tirá-la e trazê-la de volta em segurança. Não queria ter a responsabilidade de separá-la da família".


A morte de Hassoune ocorre num momento de crescente denúncia internacional sobre o tratamento a jornalistas e artistas palestinos. Seu assassinato se soma ao caso do cineasta Hamdan Ballal, vencedor do Oscar pelo documentário Sem Chão, que foi sequestrado e torturado por forças israelenses meses atrás.


Put Your Soul On Your Hand And Walk agora chega à Croisette sob o peso de uma ausência irreparável. Mais do que um filme, torna-se um registro final da voz de uma jovem que tentou, até o último instante, contar a própria história.


Com informações: Omelete

Komentáre


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page