Arte e ciência: Carambeí recebe ônibus de experiência imersiva sobre o coração
- culturacaopg
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Alunos de escolas municipais de Carambeí terão uma experiência educativa fora do comum nos dias 9 e 11 de abril. A cidade será palco de uma ação inédita no Brasil: o espetáculo A Fantástica Viagem ao Coração, uma montagem cênica imersiva realizada dentro de um ônibus adaptado com recursos de iluminação, cenografia e tecnologia para simular uma verdadeira jornada pelo sistema circulatório do corpo humano.
O projeto chega a quatro instituições de ensino do município com o objetivo de tornar o conhecimento sobre o funcionamento do coração algo envolvente, lúdico e acessível para crianças do ensino fundamental. A atividade é promovida pela ABC Projetos Culturais e pelo Ministério da Cultura, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e patrocínio das empresas Paccar Financial, Belgotex do Brasil e DAF. A produção local é assinada pela Estratégia Projetos Criativos.
Dentro do enredo, os estudantes acompanham os personagens Comandante Atrionildo, subcomandante Arteia e o ajudante Tumtum em uma missão especial pelo interior do corpo humano. Acompanhados da divertida Miocárdia, que sonha em ser assistente da tripulação, os protagonistas exploram o impacto de emoções, exercícios físicos e sentimentos como o amor sobre o funcionamento do coração.
Além da encenação, o público é convidado a entrar no Fantástico Ônibus, um palco móvel transformado em sala sensorial, onde o corpo humano é desvendado por meio de luzes, sons e estruturas criadas pelo artista visual e inventor Élio Chaves. O espaço conta com instalações interativas que explicam de forma prática e criativa como funcionam o coração, os pulmões e a circulação do sangue.
Segundo Alessandra Bulcholdz, diretora da ABC Projetos Culturais, o objetivo é transformar o aprendizado em uma experiência marcante. “A experiência artística e cenográfica dentro do ônibus envolve os estudantes ao ponto de criar memórias afetivas, fortalecendo também as pontes do aprendizado”, afirma. O projeto foi desenvolvido com a colaboração de especialistas em saúde, automação, engenharia, teatro e educação, promovendo uma abordagem multidisciplinar.
Programação em Carambeí:
09 de abril – 13h30 Escola Municipal Júlia Wanderley
11 de abril – 9h Escola Municipal Fátima Augusta Bosa
11 de abril – 13h30 Escola Municipal Carlos Ventura
Com informações: Assessoria
Comments